Histórico Escolar

Histórico do Colégio Estadual Artur da Costa e Silva

O Colégio Estadual Artur da Costa e Silva nasceu da busca oportunidades educacionais por uma população que crescia na recém municipalizada Itaguaru e foi inaugurado no dia 14 de abril de 1970. Seu nome Grupo Escolar Artur da Costa e Silva foi uma homenagem ao recém falecido Presidente da República.

Em 26 de janeiro de 1973 foi autorizado o seu funcionamento com o nome “Ginásio Municipal de Itaguaru”, destinado a atender sua clientela nos períodos diurno e noturno. Nessa época a referida escola contava com seis salas de aula disponíveis para os alunos.

Os diretores designados para estar à frente do trabalho na escola empreenderam grandes projetos para ampliar o prédio da unidade escolar, os quais sempre contaram com a ajuda da comunidade.

No ano de 1984, nosso colégio recebeu o curso Técnico em contabilidade e em 1987 o curso Técnico em Magistério que funcionavam na escola Técnica Rui Barbosa. De 1988 a 1992, porém, o colégio não abrigou os dois cursos ora mencionados, os quais voltaram a funcionar na Escola Técnica Rui Barbosa extinta pela Resolução nº362, de 27 de novembro de 1992.

A Resolução supracitada autorizou, concomitantemente, o funcionamento do Curso Técnico em Magistério no Colégio Estadual Artur da Costa e Silva, onde está todo o arquivo morto dos cursos técnicos em Magistério e Contabilidade.

Em 1997 o curso Colegial (Ensino Médio) foi implantado no Colégio aqui historicizado e funcionou de forma gradativa e, de igual modo, deu-se a extinção dos cursos técnicos: o curso Técnico em Contabilidade findou no ano de 1999 e o curso Técnico em Magistério em 2001.

Em 1999, Colégio Estadual Artur da Costa e Silva compartilhou com o Colégio Estadual Dr. Ary Ribeiro Valadão Filho, a tarefa de acolher os professores remanejados pela Secretaria Estadual de Educação, em conseqüência do processo de Municipalização do Ensino Fundamental – 1ª fase, quando as escolas. A partir do ano 2000, o CEACS teve como clientela, apenas alunos do Ensino Médio.

Em 1991, o Colégio, recebeu a sua primeira funcionária com curso superior (a professora Lídia Vilas Boas- Graduada em História pela UCG). Hoje, o Colégio Estadual Artur da Costa e Silva, tem um quadro de professores pós-graduados em diferentes áreas do conhecimento, o que proporciona um ensino de maior qualidade para nossa clientela.

No corrente ano 2010, foi marcado pelo processo de “Ressignificação do Ensino Médio”, organizado em seis períodos/semestrais visando despertar o interesse de nossos alunos, evitarem a evasão e a repetência e, sobretudo, garantir o sucesso do aluno na escola e na vida.